Aprendendo GO/GOLANG

Quando ouvi falar da linguagem Go em 2009 achei muito interssante, a sintaxe proposta para a utilização de concorrência através de goroutines, de duck typing e garbage colector, mas na época eu não fiquei interessado o suficiente para querer aprender a linguagem.

Alguns anos se passaram desde então e eu senti a necessidade de aprender uma nova linguagem (principalmente após ler o livro O Progamador Apaixonado) e decidi pelo Go por ser bem diferente de Java (pra me tirar da zona de conforto) e por ser compilado.

###Por onde começar? Uma leve pesquisada no site oficial e todas as instruções para instalar e configurar podem ser encontradas nesse link, apenas chamo atenção para a importância da configuração das varáveis de ambiente GO_PATH e GO_ROOT que ficam sem muito destaque.

No site oficial também tem um ótimo tutorial em várias línguas, dentre elas o português, que apresenta a sintaxe básica e de forma interativa através do Go Playground, uma ferramenta on-line bem simples e eficiente para execução de código Go.

###Ferramentas do SDK O sdk do Go vem com algumas ferramentas interessantes que demonstram a preocupação dos criadores quanto a manutenção do código e do gerenciamento de dependências, dentre elas as que achei mais importantes são:

  • go fmt - formata o código de acordo com o guia de estilo do Go;
  • go fix - reescreve o código substituido chamadas obsoletas por novas;
  • go vet - reporta erros em construções suspeitas da linguagem.

Existem muitas outras ferramentas na SDK a função e a sintaxe delas pode ser encontrada na documentação on-line.

###IDE Existem algumas IDE’s e plugins que auxiliam muito o desenvolvimento, mas decidi usar o editor de texto Atom para o aprendizado, que já vem com reconhecimento da sintaxe do Go. Indico utilizar o plugin go-plus com o Atom.

###Indo além do tutorial

Decidi obter o livro Programando em Go de Caio Filipini publicado pela Casa do Código por ser para iniciantes na linguagem e o único em português. Além disso existem livros on-line grátis em inglês que vão além do básico que vale muito a pena indicar:

###Aplicação de aprendizado Para aprender vou começar com um programa simples, uma biblioteca para utilizar a API Web do Steam, que pretendo utilizar no futuro para uma ideia de aplicativo. Vou disponibilizar o código no GitHub em https://github.com/ivanqueiroz/steam4go e tentando trazer sempre dicas que eu aprenda no processo aqui para meu blog.

Um abraço e até a próxima!

Escrito em 21 Abril de 2015